O dito da vez


Cquote1.svg

A explosiva descoberta
Ainda me atordoa.
Estou cego e vejo.
Arranco os olhos e vejo

Cquote2.svg
Carlos Drummond de Andrad

27 de jun de 2010

#Diasemglobo, e como grande mídia foi capaz de manipular Twitter, Tendência, Tópicos?


#Diasemglobo era para ser apenas isso: um dia sem a TV Globo, conglomerado de mídia do Brasil acima de tudo. Como muitos brasileiros, eu estava infeliz com o tratamento da Globo com o treinador de futebol brasileiro, Dunga, e decidi que a mudança do canal no dia em que o Brasil jogou contra Portugal na Copa do Mundo foi uma forma clara de fazer o meu ponto. O que realmente aconteceu foi muito mais interessante: a mídia social pitted contra um gigante da mídia.

Em três dias, a conta tinha milhares de seguidores. O #diasemglobo estava aparecendo nos tópicos Tendência nacional que eventualmente se espalhou, sendo apresentado nos tópicos do Twitter em todo o mundo. Ela desapareceu de repente. Embora tenha havido esforços para derrubar o assunto no Twitter, as pessoas já tinham começado a agir. Brasileiros produzidos cartazes e impressos, restaurantes convencido a mudar de canal, tive uma conversa com a família e amigos, tirou o dia para ler livros. Milhões de pessoas discutiam se iriam ou não participar e suas razões. Foi um diálogo pacífico.

Rede Globo é o mesmo canal de TV que foi apresentado no documentário da BBC de 1992 "Beyond Citizen Kane", que aborda a influência do grupo, poder e conexões políticas. Este documentário foi e ainda é censurada no Brasil. A internet está tornando possível para os brasileiros saberem mais sobre isso hoje.
Eu suspeito que muitos Worldwide Tendência Tópicos foram manipulados nestes últimos dias, assim, como "Ana Maria Braga", em um esforço para censurar #diasemglobo no Twitter.

Após o jogo, a Globo anunciou a audiência da TV, em um esforço para convencer o público que o movimento foi um fracasso. O problema era que eles usaram números classificação emitido pelo Instituto IBOPE com base em um sistema de medição arcaico chamado peoplemeter. Para avaliar o comportamento humano, os usuários selecionados aleatoriamente precisa de um "log" sua presença através de um controle remoto extra toda vez que quiser assistir TV. Ah, e não esqueça de apertar o botão toda vez que alguém sai do quarto. Se você também considera que o tamanho da amostra é de 750 medidas para São Paulo, a cidade mais povoada, isto dificilmente passa em um teste de significância estatística.

#Diasemglobo não era contra a TV Globo. Foi um passo tímido longe das garras da mídia de massa e sua história de controle e manipulação da população brasileira. Espero que sirva como inspiração para causas maiores, faz com que as pessoas se afastam da TV e para um Brasil melhor. Twitter nos deu a voz que precisávamos. @Diasemglobo é um jogo de xadrez, que anunciou a vitória após o primeiro movimento.

link
2010/06/25 | O primeiro # diasemglobo na história.
Atenciosamente,
@ Diasemglobo
Tradução: KM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dizeres

JUSTIÇA

JUSTIÇA

Agora uma fabulazinha

Me falaram sobre uma floresta distante onde uma história triste aconteceu no tempo em que os pássaros falavam, os urubus bichos altivos mas sem dotes para o canto resolveram mesmo contra a natureza que havia de se tornar grandes cantores.
Abriram escolas e importaram professores, aprenderam


mi

sol

si
Encomendaram diplomas e combinaram provas entre si para escolher quais deles passariam a mandar nos demais a partir daí criaram concursos, inventaram títulos pomposos, cada urubuzinho aprendiz sonhava um dia se tornar um ilustre urubu titular afim de ser chamado por vossa excelência.
Passaram-se décadas arte que a patética harmonia dos urubus maestros foi abalada com a invasão da floresta por canários tagarelas, que faziam coro com periquitos festivos e serenatas com sabiás. Os velhos urubus encrespados entortaram o bico e convocaram canários e periquitos para um rigoroso inquérito:
cade os documentos de seus concursos?
Indagaram, e os pobres passarinhos se olharam assustados... Nunca haviam freqüentado escola de canto pois o canto nascera com eles.
Seu canto era tão natural que nunca se preocuparam em provar que sabiam cantar naturalmente cantavam
Não, não, não assim não pode, cantar sem os documentos devidos é um desrespeito a ordem, bradaram os urubus.
E em um nisoro expulsaram da floresta os inofensivos passarinhos que ousavam cantar sem alvarás...

Moral da história: em terra de urubus diplomados não se ouve os cantos dos sabiás